10 nov
Projetos de robótica serão desenvolvidos em escolas

A Secretaria de Educação implantará um projeto pedagógico que levará o conhecimento e a prática da robótica aos alunos e professores da rede estadual de ensino. Serão adquiridos kits com peças, ferramentas e outros instrumentos para que estudantes de mais de 500 escolas desenvolvam seus protótipos.

Por meio do projeto, docentes da rede estadual também receberão formação específica para apresentar a teoria do funcionamento, montagem de um robô e, ainda, mostrar ao jovem como os conhecimentos da Matemática e de outras disciplinas estão associados a essa tecnologia.

De acordo com o secretário de Educação, Wagner Victer, iniciativas na área de Robótica já são desenvolvidas em algumas escolas da rede. Ele cita, por exemplo, o Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, que oferta Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Telecomunicações.

– A escola, inclusive, recebeu 25 placas de desenvolvimento de alta tecnologia chamadas Galileo para qualificação profissional dos estudantes. Esses equipamentos tecnológicos proporcionam experiências educacionais mais qualificadas, pois têm a capacidade de se comunicar sem a utilização de fios, via wi-fi, facilitando a elaboração de projetos de robótica, telecomunicações e sistemas digitais – disse o secretário.

Outra escola que desenvolveu projeto na área de robótica foi o Ciep 291 – Dom Martinho Schlude, em Pinheiral. A unidade de ensino foi a grande vencedora no Desafio de Tecnologia Land Rover 4x4 nas Escolas, uma competição internacional inovadora que reuniu ciência, tecnologia, engenharia e matemática, usando a simulação e o ambiente da indústria automobilística. Com o prêmio, os alunos disputarão um campeonato mundial de tecnologia, nos Emirados Árabes, em dezembro deste ano.

Na competição, os estudantes tiveram o desafio de construir a carroceria e o sistema elétrico (luzes e sensores de inclinação) de um veículo controlado por rádio, simulando as capacidades de um veículo 4x4 (com tração nas quatro rodas) de tamanho real.

Créditos: Subsecretaria de Comunicação Social