Estudantes recebem medalhas de ouro da OBMEP
21 nov
Estudantes recebem medalhas de ouro da OBMEP

Créditos da foto: Marcia Costa

O Rio de Janeiro foi sede da premiação nacional de entrega das medalhas de ouro aos 501 alunos de todo o Brasil que foram vencedores da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia foi realizada na última terça-feira, dia 14.

Além dos alunos premiados e professores, o evento contou com a presença de representantes dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; do diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana; e do secretário de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro, Wagner Victer.

Em sua 12ª edição, a maior olimpíada estudantil do país reuniu concorrentes de 99,6% dos municípios brasileiros. Além dos 501 medalhistas de ouro, 1.500 conquistaram prata; 4.500 bronze e 42.482 foram agraciados com menções honrosas. Desse número, 37 alunos do Rio de Janeiro receberam medalhas de ouro, sendo três estudantes da Secretaria de Estado de Educação. Além deles, 11 estudantes da Seeduc conquistaram medalhas de prata e 25 de bronze.

– As escolas e os professores da rede estadual têm incentivado a participação dos alunos em competições que envolvam a Matemática e as Ciências Exatas em geral. Por exemplo, na edição da OBMEP deste ano, todas as escolas da Seeduc se inscreveram. Além disso, tivemos um aumento de 40% no número de aprovados na 2ª fase. De 20 mil em 2016, para 28 mil, em 2017 – destacou o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A Olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018. Criada em 2005, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos, promovendo a inclusão social pela difusão do conhecimento.

ÁLBUM DE FOTOS
  • Premiação nacional reuniu 501 alunos de todo o Brasil