Baixada Fluminense sedia Jogos Escolares de unidades públicas estaduais
06 set
Baixada Fluminense sedia Jogos Escolares de unidades públicas estaduais

A Baixada Fluminense é palco da 2ª edição dos Jogos Escolares da Metropolitana I (JOMEI). Ao todo, 52 escolas da rede estadual de ensino, localizadas nos municípios de Nova Iguaçu, Japeri e Queimados, vão participar da competição, que começou na última sexta-feira, dia 1° de setembro e segue até o próximo dia 24.

Entre as novidades do JOMEI está a inclusão do Basquete 3x3, conhecido como basquete de rua. O esporte, que também estreará nos próximos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, conta com apenas três participantes de cada lado jogando em uma quadra reduzida. A primeira partida da modalidade ocorrerá no dia 5 de setembro, às 8h, na quadra da UNIG. Haverá, ainda, disputas de Atletismo, Tênis de Mesa, Futsal e Vôlei 4x4. Serão distribuídas 240 medalhas e 36 troféus aos 1°, 2° e 3° lugares.

Inspiração não falta aos alunos das unidades escolares da região. Vários atletas que brilharam nos Jogos Olímpicos Rio 2016, no ano passado, como o jogador da Seleção Brasileira de Handebol, João Pedro da Silva, que foi revelado no Colégio Estadual Antônio da Silva, em Nova Iguaçu, e a halterofilista Jaqueline Ferreira, ex-aluna do Colégio Estadual Minas Gerais, em Duque de Caxias, são crias de escolas da Baixada Fluminense.

O JOMEI tem como objetivo estimular a prática esportiva e fomentar a convivência social e pedagógica nas escolas. Durante o torneio, os grupos serão divididos por faixa etária. Os jogos vão acontecer no Ciep 117 – Carlos Drummond de Andrade – Intercultural Brasil-Estados Unidos; Ciep 200 – Recanto dos Colibris; Instituto de Educação Rangel Pestana; UNIG, respectivamente em Nova Iguaçu; Ciep 207 – Gilson Amado, em Japeri; e na Vila Olímpica de Mesquita.