30 ago
Alunas da rede estadual recebem Bolsa Atleta do Ministério do Esporte

Nove alunas da rede estadual ensino, da equipe juvenil feminina de rugby, foram contempladas com a Bolsa Atleta Nacional do Ministério do Esporte. A concessão do benefício foi possível graças à atuação das jovens na Copa Cultura Inglesa, o Campeonato Brasileiro Juvenil de Sevens, realizado no ano passado, em São José dos Campos, São Paulo. Representando a Federação Fluminense de Rugby (FFR), o time conquistou o 2º lugar, ficando atrás somente de São Paulo, na categoria M16.

A aluna Rayane de Freitas, do Ciep 488 – Ezequiel Freire, em Itatiaia, explica que foi escolhida para a equipe depois de participar de etapas eliminatórias com jogadoras de diferentes municípios.

– No ano passado, a Federação nos escolheu depois de avaliar o nosso rendimento nas seletivas. Conquistar o 2º lugar fez com que a gente garantisse a Bolsa – disse a estudante, que joga desde os 13 anos.

A treinadora e responsável pelas Seleções Estaduais no Rio de Janeiro, Deborah Ciarla, conta que foi a primeira vez da categoria M16 no campeonato brasileiro. Foi ela a responsável por dar a notícia ao grupo, no início do mês de agosto, de que o esporte seria contemplado com a Bolsa Atleta.

– As meninas foram muito bem na estreia. A Bolsa é uma oportunidade de transição, um grande apoio para continuidade e evolução – explicou Deborah, que faz parte da Confederação Brasileira de Rugby.

De acordo com Laryssa, aluna do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Resende, o benefício será muito bem empregado na melhoria do rendimento dos atletas.

– A Bolsa vai nos ajudar muito no nosso condicionamento físico e no deslocamento para treinos e jogos – destacou a aluna da 2ª série do Ensino Médio.

Rayane destaca a importância do esporte para a vida do atleta.

– Com o rugby eu aprendi a respeitar o próximo, a ouvir a opinião dos outros. Também percebi que precisamos de uma equipe para chegar onde queremos. Com certeza, ganhar a Bolsa vai me ajudar a evoluir e a melhorar o desempenho em campo – concluiu.

Alunas da rede estadual recebem Bolsa Atleta do Ministério do Esporte

Confira a lista da equipe feminina de rugby:

REDE ESTADUAL / SEEDUC

Colégio Estadual Olavo Bilac (Resende)

Laryssa Cristina Gomes de Oliveira

Ciep 488 – Ezequiel Freire (Itatiaia)

Rayane Cristóvão Souza de Freitas

Tayane Batista Silva Costa

Vanessa dos Santos Oliveira

Colégio Estadual Aurelino Leal (Niterói)

Emanuelly Mattos Saldanha da Costa

Colégio Estadual Infante Dom Henrique (Copacabana)