• Acessibilidade na Web
  • Aumentar letra
  • Diminuir letra
  • Letra normal
Assista a websérie
Seeduc e Consulado da França entregam certificação internacional ao Ciep 449
13 dez
SEEDUC

O Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França, localizado em Niterói, recebeu uma das principais certificações oficiais do governo francês, o selo LabelFrancÉducation, nesta sexta-feira, dia 9. O selo é um reconhecimento ao programa educacional voltado ao ensino da língua francesa desenvolvido nesta escola, a única do Brasil - entre públicas e particulares - a receber tal deferência.

A cerimônia de entrega da certificação contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, do cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, professores, alunos do Ciep e outras figuras importantes, como o ex-jogador de futebol, Paulo Cézar Caju, tricampeão do mundo pela Seleção Brasileira e que atuou em grandes clubes do Brasil e, ainda, no Olympique de Marseille, na França.

– Apenas três unidades de ensino da América do Sul possuem a certificação. Em todo o mundo, 157 instituições têm este reconhecimento. Receber o selo é mais um motivo para terem orgulho de estudar e trabalhar nesta escola. Em 2017, a previsão é de ampliar em 25% as vagas para as turmas do Ensino Médio – declara o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

Fruto de uma parceria entre a Seeduc e a Académie de Crétèil, com apoio do Consulado Geral da França, o Ciep 449 foi a primeira escola pública de Ensino Médio bilíngue criada no Brasil. O cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, comentou o convênio firmado entre os governos brasileiro e francês, que possibilitou a criação desta escola e o ensino do idioma.

– Já vejo e escuto que muitos alunos falam fluentemente francês. Os estudantes desta unidade têm um ensino muito bom e a língua francesa se tornará “uma janela para o mundo”. Isso atesta que é possível fazer coisa muita boa no setor público da Educação – ressalta Brice Roquefeuil.

Durante o evento, uma das alunas do Ciep, a Alana Raquel da Silva Lino, 18 anos, recebeu um presente mais que especial. Devido ao seu alto rendimento em sala de aula e sua sede de conhecimento, ela ganhou um intercâmbio na França para entrar em contato com a cultura e com alunos franceses. A aluna também vai apresentar a produção do documentário audiovisual que ela e seus colegas da escola estão produzindo.

– Estou muito feliz e emocionada com a viagem. Devo tudo o que sou aos professores e me espelho neles para ser uma boa pessoa e boa profissional. Escolhi estudar nesta escola, mesmo morando longe, pois sabia quantas coisas bacanas e experiências teria. Estou terminando meus estudos aqui, mas vou levar tudo o que aprendi e senti por toda a vida – disse Alana. 

Compartilhar
Facebook Twitter
Redes Sociais da Conexão Escola
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
SEEDUC
Rua Professor Pereira Reis, 119, 1º andarSanto Cristo — Rio de Janeiro — RJ
DENÚNCIAS ANÔNIMAS
  • Disque Denúncia: 2253-1177
  • Alô Alerj: 0800 022 0008
  • Disque Direitos Humanos: 100