Últimos dias de pré-matrículas na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2018
01 dez

As pré-matrículas para o ano letivo de 2018 na rede estadual de ensino terminam na próxima segunda-feira, dia 4. O estudante deve se inscrever por meio do link na página da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) no Facebook (www.facebook.com/SeeducRJ) ou pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e escolher a escola de sua preferência. Cerca de 200 mil candidatos já fizeram o cadastro pela internet.

Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; unidades com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino - municipal ou privada, por exemplo - tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.

São mais de 1,2 mil escolas com oportunidades disponíveis em todo o Rio de Janeiro. No momento da inscrição, o estudante pode escolher unidades de Ensino Médio Regular ou que funcionam em tempo integral e ofertam Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em que o estudante também faz um curso técnico; Ensino Médio Intercultural, que promove a proficiência em uma Língua Estrangeira; Ensino Médio Inovador, com propostas curriculares inovadoras nas escolas; Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo, além de unidades que ofertam Curso Normal (Formação de Professores) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

– É importante lembrar que o recomendável não é deixar para o último dia. Além dos inscritos pela internet, cerca de 460 mil alunos renovaram suas matrículas, garantindo vaga para o ano letivo de 2018 – disse o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

A lista com os nomes dos alocados será divulgada no dia 22 de dezembro, no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Após a publicação da listagem, os interessados terão de 3 a 8 de janeiro de 2018 para confirmar a matrícula na unidade em que foram selecionados.

PRÉ-MATRÍCULAS

Período de pré-matrículas online: até o dia 4 de dezembro
Resultado da alocação: 22 de dezembro
Confirmação da pré-matrícula: de 3 a 8 de janeiro de 2018 (na unidade em que o aluno foi selecionado)