Mapeamento social no Ciep 188
12 jun
Ações nas Escolas
Mapeamento social no Ciep 188

Você sabe o que é um “mapeamento social”? É um instrumento que permite que a própria população desenhe seus mapas a partir de sua vivência em um determinado espaço, indicando pontos negativos e positivos. E foi justamente isso que o Ciep 188 – Mariano Flor Cavalcante fez sobre o bairro em que está inserido: Lagoinha, em Nova Iguaçu.

Em parceria com o grupo “Fórum Grita Baixada” e o “Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu”, 26 alunos do Ensino Médio realizaram a atividade, na biblioteca da unidade escolar.

Primeiramente foi realizada uma sensibilização em que os estudantes aprenderam como o bairro foi povoado. Após essa etapa, os articuladores falaram sobre cartografia, países ricos e pobres, mapas e chegaram à questão social. Com o conhecimento adquirido, os jovens puderam desenvolver o mapa local, através de suas próprias visões sobre a região.