Coferbol é praticado por estudantes de São Gonçalo
09 jun
Ações nas Escolas
Coferbol é praticado por estudantes de São Gonçalo

O professor Vinícius Gama, que dá aula de Educação Física no Colégio Estadual Ministro José de Moura e Silva, localizado em São Gonçalo, apresentou aos seus alunos o corfebol. Fruto da junção entre o handebol e o basquete, esse é um esporte misto, de contato físico controlado, que foi inventado na Holanda.

Entre as características dessa modalidade esportiva estão: igualdade entre os gêneros, cooperação e envolvimento de todo o tipo de habilidade. Ao promover a atividade, o docente teve o objetivo de fazer com que os estudantes desenvolvam o interesse por competições saudáveis.

Esse é um esporte jogado com as mãos, dentro de um espaço retangular de 40x20 metros. Formadas por quatro homens e quatro mulheres, as duas equipes devem tentar acertar a bola dentro de um cesto, que é chamado de korf e tem 3,5 metros de altura.

Os grupos são divididos em duas zonas, conhecidas como ataque e defesa, e cada uma delas é composta por dois homens e duas mulheres. A cada dois cestos marcados, as zonas são trocadas. Logo, atacantes tornam-se defensores e vice-versa.

Uma partida tem a duração de dois tempos de 25 minutos, com um intervalo de 10 minutos entre eles. O objetivo do jogo é marcar a maior quantidade de cestos. Cada cesto marcado equivale a um ponto, independente da distância.

Sobre o professor

Vinícius Gama é atleta da Seleção Brasileira de Corfebol e conheceu a modalidade na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2013. Ele é uma das cinco pessoas no Brasil autorizadas pela Federação Internacional de Corfebol  (IKF) a ministrar cursos de preparação de treinadores/professores relacionados ao esporte.

O docente foi campeão do Pan-americano, em Americana – SP, e conquistou o 16º lugar no Mundial, realizado na Bélgica. Além disso, foi campeão do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Estadual de Corfebol (ambos os títulos em 2014).