Alunos de escola pública estadual iniciam aulas de coreano
13 jun
Ações nas Escolas
Alunos de escola pública estadual iniciam aulas de coreano

Estudantes do Colégio Estadual Olga Benário Prestes, em Bonsucesso, começaram a ter aulas de coreano, nesta semana. As atividades serão realizadas às terças e quintas, no turno da manhã, utilizando material didático específico do idioma. A turma é formada por 25 alunos.

A maioria dos estudantes que se inscreveu já tinha interesse em estudar o idioma coreano, como as amigas Nathalia Oliveira, de 17 anos, e Fernanda Tavares Bispo, de 15 anos, ambas da 1ª série do Ensino Médio. As duas alunas já gostavam da cultura coreana, destacando a paixão que possuem pela banda BTS, que toca o chamado e famoso KPOP.

A aluna Nathalia está empolgada com as aulas. Ela sempre quis estudar a Língua Coreana e quando soube que a escola abriria o curso, não perdeu tempo. Escolhida para ser representante da turma e auxiliar a professora Joana Lee, a jovem pretende, além de estudar o idioma, viajar para a Coréia um dia.

Já Fernanda Tavares, que compartilha a mesma vontade de Nathalia e o mesmo gosto musical, acrescenta que a culinária coreana é um dos aspectos que chamou sua atenção. Durante o workshop de apresentação do curso, que reuniu mais de 100 alunos, ela experimentou alguns pratos e gostou muito.

O secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, destaca que será um modelo de curso livre piloto no Rio de Janeiro, pois as aulas também abordarão conteúdos da área de cultura.

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com cinco escolas interculturais que ofertam línguas estrangeiras, como Inglês, Francês, Espanhol, Mandarim e Turco.

Parcerias interculturais

Em maio deste ano, o Colégio Estadual Professor Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, abriu turmas para o ensino do Árabe. Até o fim deste ano, mais três cursos de idiomas serão ofertados em escolas públicas estaduais. O C.E. Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, abrirá turmas para o ensino de Italiano, e na escola Professora Maria de Lourdes de Oliveira Tia Lavor, na Ilha do Governador, será ensinado o Japonês. As aulas de Alemão estão em planejamento. Serão ofertadas 40 vagas em duas turmas, com aulas duas vezes por semana.

A iniciativa está sendo implantada por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação, Subsecretaria de Relações Internacionais da Casa Civil, institutos, consulados e universidades públicas.

ÁLBUM DE FOTOS
  • Alunos de escola pública estadual iniciam aulas de coreano