Conexão Escola Estudante Cartão do estudante
CARTÃO DO ESTUDANTE

Confira informações sobre o Cartão de Gratuidade

Caro aluno,

Se você precisa de gratuidade no transporte entre casa x escola x casa e ainda não possui cartão, solicite na sua unidade escolar que o diretor marque a gratuidade e o modal (ônibus/barca), no seu cadastro no sistema Conexão Educação. Não se esqueça de informar seu e-mail, pois é através dele que você vai acessar o site do Rio Card (www.riocard.com), onde fará sua autenticação e receberá mensagem para que cadastre sua senha de acesso ao site.

1ª VIA

Para requerer a 1ª via do cartão do estudante, é necessário solicitar na secretaria de sua escola que marquem o campo gratuidade e o modal (ônibus, barca, metrô, trem) no seu cadastro no sistema Conexão Educação, e que informem seu e-mail, que é muito importante, pois é através dele que você vai:

• Acessar o site do Rio Card para efetuar os procedimentos de autenticação;
  • Acompanhar o andamento da solicitação até que receba o cartão, na unidade escolar;
  • Acessar o site para realizar o desbloqueio do mesmo, para iniciar a utilização; e
  • Receber as comunicações do RioCard.

Em caso de transferência de unidade escolar, para evitar solicitações desnecessárias de 2ª via – que são pagas -, você deverá garantir a manutenção de seu número de matrícula na escola de destino.

2ª VIA

Para requerer a 2ª via do cartão do estudante você deverá:

• Acessar o site www.riocard.com e efetuar os procedimentos de autenticação;
  • Requerer a emissão da 2ª via do cartão;
  • Imprimir o boleto;
  • Efetuar o pagamento;
  • Após o recebimento do cartão, necessariamente, acessar o site para realizar o desbloqueio do mesmo, para iniciar a utilização.

Se você já possui cartão de gratuidade da Secretaria de Estado de Educação, não é preciso solicitar outro, pois ele continuará válido, mesmo que você troque de escola ou de residência. No entanto, é necessário que você informe na sua unidade escolar, o seu e-mail, caso ainda não tenha informado e solicite a ATUALIZAÇÃO DO ENDEREÇO no Cadastro no sistema Conexão Educação.

Confira aqui o passo a passo sobre a gratuidade.