PRONATEC (MEDIOTEC)

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem por objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

Em 2016 o MEC liberou apenas vagas para cursos FIC, ou seja, cursos de curta duração, que normalmente não são do perfil das SEEDUCs.

Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) apresentou uma nova ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Mediotec, o qual ofertará vagas em cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação. O MedioTec tem como proposta o fortalecimento das políticas de educação profissional mediante a convergência das ações de fomento e execução, de produção pedagógica e de assistência técnica, para a oferta da educação profissional técnica de nível médio articulada de forma concomitante com as redes de educação e com o setor produtivo.

·         Público-alvo: Alunos da rede Estadual de Educação, preferencialmente a partir da 2ª série do Ensino Médio.

·         Cursos: Técnico presencial e EaD