Conexão Escola Conheça os Projetos PROGRAMA DE CORREÇÃO DE FLUXO
PROGRAMA DE CORREÇÃO DE FLUXO

O Programa atende os alunos com distorção idade série, entre 13 e 17 anos, no Ensino Fundamental, tendo por objetivo promover a aceleração de estudos, para reduzir a defasagem idade série e progressivamente, efetivar a correção de fluxo escolar no âmbito da Rede Estadual de Ensino, aliando recursos tecnológicos a uma metodologia de excelência. Trata-se de uma estratégia pedagógica para que seja garantida a continuidade dos estudos e assim o estudante tenha a possibilidade de acesso ao emprego e renda, assim como à inserção nos diferentes espaços da vida social.

Este programa foi implantado na rede estadual, em 2015, com base na bagagem adquirida a partir da transferência de tecnologia educacional através do Programa Autonomia, efetivado na rede ao longo de seis anos, em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Uma das diferenças básicas, em relação à proposta de aceleração de estudos anterior, está no processo de mediação da aprendizagem. Na atual proposta, as disciplinas previstas em cada módulo, estão divididas com base nas áreas de conhecimento,  com três professores atuando nas turmas do Programa em substituição a unidocência da proposta anterior. Houve também mudança na ordenação da matriz curricular, as disciplinas do módulo I retornam no módulo III, assim como as do II, no IV, para  proporcionar maior efetividade no processo ensino aprendizagem e facilitar a mobilidade do estudante nas demais modalidades de ensino. Vale ressaltar que as turmas do Programa utilizam livros, DVDs e material específico, que colaboram de forma expressiva para criar um ambiente de aprendizagem prazeroso e participativo, além de estimular a pesquisa e a criatividade. Em suma, o Programa Correção de Fluxo foi implantado com características próprias para o Rio de Janeiro, considerando as especificidades locais e sendo executado integralmente pela equipe técnica desta Secretaria.