PARLAMENTO JUVENIL

Criado em 1998, o Parlamento Juvenil é um projeto da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, tem por objetivo possibilitar aos alunos da rede estadual a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa. Durante uma semana, os estudantes passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria.

Os participantes, representando cada um dos 92 municípios do Estado e eleitos pelos próprios colegas de escola, por voto direto, tem a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos Deputados Juvenis se dá, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes no Parlamento Fluminense.

O objetivo é a formação política dos jovens da rede pública estadual, possibilitando a reflexão crítica, o exercício da cidadania, da democracia, da liderança e a vivência do processo legislativo. O escopo é suprapartidário e o funcionamento se dá de forma totalmente autônoma. Através da representação direta, as demandas dos jovens são apresentadas ao

Legislativo Estadual e, através dos seus mecanismos internos, encaminhadas ao Poder Executivo.