Conexão Escola Conheça os Projetos PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO
PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO

Programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados. Dirigido a estudantes do ensino médio de todo o Brasil, tem por objetivo proporcionar aos estudantes a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, em Brasília.

O PJB simula uma jornada parlamentar, na qual os jovens estudantes vivenciam, por meio de debates e votações, o cotidiano de um parlamentar. A experiência possibilita a

formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e a cidadania.

Os interessados devem elaborar um projeto de lei que proponha mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional. Ao todo, são selecionados 78 projetos. O número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal é distribuído de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. Desse modo, o Rio de Janeiro conta com sete Deputados Jovens.