Conexão Escola Conheça os Projetos PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO
PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO

O Parlamento Jovem Brasileiro – PJB propõe a vivência do processo democrático, mediante a participação de estudantes do Ensino Médio/Técnico das escolas públicas e privadas brasileiras em uma simulação da jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O PJB tem por objetivo propiciar aos jovens brasileiros a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, durante cinco dias, difundir o processo democrático e despertar para a reflexão crítica sobre os processos de representação política, possibilitar, o exercício da cidadania, da democracia, da liderança e a vivência do processo legislativo.

O projeto desenvolve habilidades de domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as competências principais da matriz de referência do ENEM.

O processo seletivo do PJB tem duas etapas: a pré-seleção, realizada pelas Secretarias de Educação, e a seleção final, realizada por servidores da área legislativa da Câmara dos Deputados. Na pré-seleção dos projetos, a Secretaria de Educação coordena, de forma autônoma, o processo de análise e escolha dos melhores projetos de lei inscritos, utilizando as estratégias de seleção que julgar mais convenientes, mas atendendo a todas as diretrizes gerais e critérios estabelecidos pela Câmara dos Deputados.

Ao final da fase estadual de seleção, é divulgada, no portal da Câmara dos Deputados, a lista dos jovens pré-selecionados pelas Secretarias de Educação, conforme calendário previsto. São pré-selecionados os melhores projetos na quantidade de quatro vezes o total de vagas reservadas para cada estado no PJB. Todos os estudantes pré-selecionados na etapa estadual são convocados para fazer sua inscrição eletrônica no sistema de seleção final da Câmara dos Deputados. Uma comissão de servidores da área legislativa, seguindo os critérios definido, escolhe os 78 melhores projetos de lei, de acordo com as vagas destinadas para cada estado.

SITE: www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem

PÁGINA NO FACEBOOK: www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro