Conexão Escola Conheça os Projetos BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNC)
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se aprimorar durante sua

trajetória na educação básica, ano a ano, desde o ingresso da creche até o final do ensino médio. Com ela o sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão particpar e acompanhar mais de perto a vida de seus filhos.

A Base será mais uma ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escols de educação básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares.

Com a BNC , ficará claro para todo mundo quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas áreas de conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da natureza e Humanas.

A Base é parte do curriculo e orienta a formulação do projeto Político Pedagógico das escolas, permitindo maior articulação deste. A partir da Base, os mais dois milhões de professores continuarão podendo escolher os melhroes caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos (a Parte Diversificada) precisam ser somados neste processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. Tudo isso respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão.