HOJE É DIA
DE QUE?
20/11
Dia Nacional da Consciência Negra. Dia da Declaração dos Direitos da Criança. Dia do Biomédico.
Mediotec: inscrições abertas até 04 de junho
04 jun
Escola

O Ministério da Educação (MEC) apresentou, no ano de 2017, a mais nova ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Mediotec. A proposta consiste em ofertar, de forma gratuita, vagas em cursos técnicos, concomitantes ao Ensino Médio, para estudantes regularmente matriculados nas redes públicas de ensino. Assim como no Pronatec, o Mediotec será executado em parceria com instituições públicas e privadas de ensino técnico, para garantir que o estudante do ensino médio possa ser inserido no mercado de trabalho ao final desta etapa de ensino.

Para o Rio de Janeiro, a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, em parceira com a Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC, está ofertando vagas em 15 (quinze) cursos técnicos, em um total de 966 (novecentos e sessenta e seis) vagas, distribuídas entre os municípios de Bom Jardim, Duque de Caxias, Niterói, Rio de Janeiro e Vassouras.

Fique atento! Os cursos do Mediotec serão ofertados na modalidade presencial, e os interessados poderão se inscrever CLICANDO AQUI, no período de 15 de maio a 04 de junho de 2017. O estudante poderá optar pelo curso de sua preferência, nos turnos disponíveis.

Os cursos são oferecidos através da concomitância, ou seja, o estudante faz o ensino médio regular em um turno e o curso técnico em outro. O cadastro não garante a vaga no curso pretendido, pois o candidato passará, ainda, por um processo classificatório, de acordo com os critérios elencados no Edital. É imprescindível que o aluno tenha CPF próprio. O abandono do Ensino Médio implicará na perda da vaga do Curso Técnico, já que, para receber a certificação no curso técnico, o estudante deverá apresentar, também, a certificação de conclusão do Ensino Médio Regular.

É de responsabilidade dos pais, ou do estudante, se maior de 18 anos, garantir o tempo necessário para o deslocamento entre as instituições de ensino e comparecer à instituição que ofertará o curso técnico, munido dos documentos necessários para efetivar a matrícula, dentro do prazo estabelecido, após a divulgação do resultado, caso seja contemplado com a vaga. O não comparecimento dos pais do estudante classificado, ou do próprio estudante, caso seja maior de idade, na instituição de ensino que oferecerá o curso técnico, com a documentação exigida, no prazo estabelecido para a efetivação da matrícula, implicará na perda da vaga.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA:

- Original e cópia da Certidão de Nascimento; original e cópia de carteira de identidade; original e cópia do CPF do próprio aluno (inclusive menores); dois retratos 3x4; e declaração da unidade escolar comprovando matrícula e série.

O resultado final está previsto para o dia 19 de junho no site da SEEDUC. Em caso de vagas ociosas, após o período de matrícula, serão chamados os estudantes inscritos, por ordem de classificação, até o preenchimento das oportunidades.

Cronograma de Execução:

- Inscrição 15/05/2017 a 04/06/2017

- Análise e classificação 05/06/2017 a 16/06/2017

- Divulgação dos Resultados no site 19/06/2017

- Matrícula 03/07/2017 a 14/07/2017

- Previsão para o início das aulas 31/07/2017

Tabela de Cursos e Vagas:

[FOTO1]

Acesse o edital aqui.