HOJE É DIA
DE QUE?
20/11
Dia Nacional da Consciência Negra. Dia da Declaração dos Direitos da Criança. Dia do Biomédico.
Programa Líderes Internacionais em Educação (ILEP)
22 mar
Seleções

Até o dia 22 de março, professores de Inglês das escolas públicas estaduais de ensino médio poderão realizar inscrição no Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP).

O programa - uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Secretaria de Estado da Educação (Seeduc) - oferece um curso de aperfeiçoamento de cinco meses em uma universidade nos Estados Unidos.

Os candidatos precisam ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula; demonstrar o compromisso de continuar lecionando na rede pública após a participação no programa ILEP; além de outras exigências listadas no edital de anúncio da oportunidade. Os interessados devem preencher o formulário e enviá-lo para o endereço eletrônico coordenacaodeformacao@educacao.rj.gov.br anexando todos os documentos solicitados.

O programa incluirá aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino e liderança, além do uso de tecnologias em educação. O curso acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2018. Além disso, haverá um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos com professores e estudantes nos Estados Unidos.

Além da imersão na língua e cultura norte-americanas, o curso promoverá o contato com novas tecnologias em uso no processo pedagógico, o incentivo para que os participantes se tornem multiplicadores dos conhecimentos obtidos e a aproximação entre os professores brasileiros, americanos e de outros países para a criação de uma rede de contatos, com extensa troca de informações entre as diferentes culturas.

O ILEP oferecerá aos participantes selecionados assistência para o visto de intercâmbio (J-1); passagens aéreas; pagamento dos custos/taxas para a participação no programa; hospedagem (dormitório universitário compartilhado com outros participantes); seguro-saúde; ajuda de custo para alimentação e outras despesas dentro do programa; ajuda de custo para compra de livros e outros materiais educacionais, entre outros benefícios.

Mais informações e documentações necessárias:
· Informações gerais sobre o programa;
· Formulário de inscrição – a ser preenchido integralmente em inglês pelo candidato
· Modelo de currículo a ser apresentado pelo candidato;
· Formulário de apoio institucional – a ser preenchido, assinado e carimbado pelo supervisor do candidato;
- Formulário de aprovação de licença remunerada (caso o candidato seja selecionado para o intercâmbio) – a ser preenchido, assinado e carimbado pela Secretaria de Educação.