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Inscrições abertas para o Prêmio Gestão Escolar 2017
19 mai
SEEDUC

As inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2017 já estão abertas. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a iniciativa contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. Para participar, o gestor deve se cadastrar, até o dia 14 de agosto, no portal www.premiogestaoescolar.com.br

Esta é a 16ª edição do prêmio que, a partir de 2011, tornou-se bianual. Desde 1998, quando foi criado, mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e aproximadamente 7 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores.

Uma das ganhadoras foi a diretora Ruth Brasil da Silva, do Ciep 113 – Professor Waldick Pereira, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, representante do estado do Rio de Janeiro no Prêmio Gestão Escolar 2015-2016. A unidade de ensino ficou com o melhor resultado, graças ao seu Projeto Político-Pedagógico de conscientização de alunos e pais quanto à importância da educação para o ser humano.

Nesta edição do Prêmio podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais e municipais. A restrição fica para escolas ou diretores que já tenham sido premiados na edição anterior. O processo de seleção se dará em quatro etapas: Local, Estadual, Regional e Nacional.

Nas etapas Local e Estadual, representantes do Consed e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em cada unidade da federação, serão responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios do edital.

De acordo com o edital, a qualquer momento do processo seletivo, os avaliadores poderão realizar visitas técnicas às escolas inscritas para verificar se as informações constantes na ficha de inscrição condizem com a realidade observada, sendo que, por ocasião dessas visitas, poderá ser solicitada a comprovação documental das informações.

Na etapa seguinte, os comitês regionais contarão com especialistas contratados pela Coordenação Nacional do Prêmio Gestão Escolar, que utilizarão como objeto de análise a ficha de inscrição elaborada pela escola. Ao final, na etapa nacional, a Comissão, composta por representantes das instituições parceiras e do Consed, por meio de voto direto, secreto e unipessoal, indicará a escola “Referência Brasil” a partir da análise da ficha de inscrição e de entrevistas com os diretores.

O PGE 2017 será concedido nas categorias “Escola Destaque Local”, “Destaque Estadual/Distrital”, “Destaque Regional” e “Referência Brasil”. Além dos diplomas, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas “Destaque Estadual/Distrital”, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das escolas “Destaque Regional” e "Referência Brasil", além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola "Referência Brasil".

Além do Ministério da Educação e da Undime, são parceiros do PGE 2017 a Unesco, Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos da América, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social,  Fundação Lemann, Instituto Natura, Gerdau, Fundação Santillana, Fundação Victor Civita e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). 

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